A juventude que na historia do Brasil teve muitas glorias e trajetórias marcadas, como não citar os “ cara pintadas” que ocorreu no ano de 1992 com o objetivo de da retirada do Presidente Collor do seu posto, ou a rebeldia no tempo do regime militar que se colocava se contra ao regime.
Mas o tempo passou, hoje vemos várias propagandas na mídia, discurso de grandes políticos, governadores e prefeitos colocando a questão JUVENTUDE em um dos seus principais objetivos, implantar sistemas políticos voltados aos jovens, primeiro emprego, educação de qualidade. O que realmente acontece que os jovens vivem atormentados com seus problemas familiares, pessoais e profissionais, confusos se irá conseguir dar as repostas de questões que a sociedade ainda não atendeu. Os jovens principalmente das grandes cidades vivem presos em suas casas, bairros ou comunidades pela carência de espaços públicos coletivos, falta de um tempo voltado ao entendimento político e cultural.
São esses mesmos jovens que na época das eleições são chamados a votar nos candidatos que na maioria promete uma solução para os problemas da juventude. Uma Juventude cansada de ouvir historia para dormir, desanimada com o sistema político, pois o que se vê realmente são escândalos, brigas, corrupção que só estragam e envenena a mente juvenil que aos poucos vai desacreditando que nosso país possa ter um lado social mais digno, o lado da juventude concreta e tantas outras necessidades que nosso Brasil. A juventude hoje no Brasil pede e necessita que nossos representantes olhem com mais firmeza, com mais seriedade para esta questão, pois eles já fazem parte do desenvolvimento do país, uma educação digna que realmente prepare o jovem para enfrenta as questões da sociedade, a igualdade de oportunidades, jovem também precisa de cultura e lazer, apoio ao desporto, a ciência, e tantas outras questões que envolvem a juventude.
Esperamos que no próximo pleito eleitoral os candidatos olhassem mais pela questão ‘‘ política da juventude” e os jovens participem mais da política, fazer parte de partidos políticos ou movimentos sociais, assim será um passo para a transformação dessa política antiga e ultrapassada.
Por: Danilo Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário